NOSSA HISTÓRIA

É muito importante que saibamos a história de nossa igreja como Instituição. A Comunidade Evangélica de Samambaia é uma Instituição religiosa que tem por objetivo fazer discípulos a Jesus. Sua fundação se deu no ano de 2004, mais precisamente no dia 24 de julho, quando o pastor Marcos, após ter recebido um direcionamento de Deus, sentiu-se desafiado a começar uma igreja em células que estivesse presente na vida das pessoas, que fosse ao encontro das necessidades das pessoas. Assim, depois de um período de mudanças e orações recebeu uma Palavra Diretiva de Deus por meio dos pastores Davi e Mônica, que são pastores-seniores da Igreja Nova Aliança de Londrina-PR, quando participava de uma reunião de Pastores da Comunhão Internacional de Ministros (MFI-Brasil). Hoje, os pastores Davi e Mônica, são cobertura espiritual dos pastores Marcos e Anoalda e da Comunidade de Samambaia. Deste modo tudo veio a se confirmar.

Mais tarde se estabeleceu de fato uma reunião que marcou o inicio da Igreja. Naquele tempo toda a família do pastor Marcos o acompanhou e juntos decidiram fazer parte desta Obra, estabelecendo assim uma comunhão profícua e graciosa. Eram oito o número dos participantes, além de alguns irmãos tementes a Deus que se dispuseram por servir em um local pequeno, desafiador, mas rico em amor e verdade.

Desde então todos passaram a se reunir na garagem de uma casa, cedida, pela irmã Wires na Quadra Residencial 123 da cidade de Samambaia-Distrito Federal. E Deus trouxe confirmação. Pouco tempo depois outros Ministérios (Igrejas), nas pessoas de seus pastores, abençoaram a nova Congregação com doações de cadeiras, microfones, púlpito e outros objetos, trazendo base para que aquele grupo fosse fortalecido sob o nome de Comunidade Evangélica Boa Semente de Samambaia, primeiro nome adotado. Assim, começou os cultos de celebração e com menos de um ano e meio a garagem estavam com aproximadamente trinta pessoas.

Deus foi confirmando a obra e logo houve a disposição de um irmão em ceder seu lugar de moradia à pequena congregação. Naquele local surgiu a construção de um salão com aproximadamente 60 metros quadrados, já era algo maior do que uma garagem e para glória de Deus, após a mudança para esse novo lugar, em mais um ano e meio, aquela congregação, de trinta pessoas chegou a cinquenta novos irmãos. A bênção estava liberada….

Mais tarde o salão ficou pequeno e como respostas as orações, Deus trouxe uma área especial e motivou-nos a construir, aquilo que seria o Templo Maior de reuniões.

Hoje somos mais de trezentas pessoas por culto em um local com um pouco mais de trezentos metros quadrados construídos, com um espaço para crianças (Espaço Kid’s) e ministérios estabelecidos. Assim, procuramos ser uma igreja unida, comprometida que cresce cuidando uns dos outros. Atualmente estamos estabelecidos com o nome de Comunidade Evangélica de Samambaia. Uma igreja forte servindo a um Deus forte.

O GOVERNO NA IGREJA

Nosso sistema de governo é o de Governo Local, o mesmo dos tempos da Igreja primitiva. As igrejas eram governadas por um grupo de presbíteros, denominados de “presbitério”, que por sua vez eram liderados por um “bispo” ou “supervisor” (pastor-líder ou sênior). Cada presbitério atuava no contexto da Igreja Local em que estava estabelecido. Haviam também os “diáconos”, estabelecidos para auxiliar os presbíteros no cuidado do rebanho e da igreja. Cremos que esse é o único modelo que os apóstolos da Igreja Primitiva nos deixaram.

É muito importante que todos que fazem parte da Comunidade, também façam a Classe de Integração (curso de entrada para todas as pessoas que se achegam).

Cremos também que todos devem caminhar debaixo de cobertura, os pastores-seniores tem como sua cobertura os Pastores Davi e Mônica de Londrina, os pastores da igreja têm os pastores seniores como cobertura, lideres de células tem os supervisores, os supervisores os pastores, os membros têm os líderes de células e deste modo todos são guardados no Senhor!

Somos uma igreja autônoma, mas caminhamos sob a cobertura espiritual de lideres de excelência. Não somos filiados à Convenções ou Denominações. Contudo entendemos que o evangelho em sua propagação deve ser pregado e deve alcançar outros lugares o que para tanto, pode ocorrer o estabelecimento de novas igrejas (congregações), a critério da vontade do Senhor para nossa cidade ou Nação. Essas congregações tem obrigatoriamente o dever na prestação de contas na igreja sede.

Sejam bem vindos. Jesus abençoe a todos.

Desenvolvimento e administração